sexta-feira, 26 de julho de 2013

Hospital Carolina Lupion sedia campanha de doação de sangue

O Hospital Municipal Carolina Lupion (HMCL) sediou neste mês mais uma campanha de doação de sangue. A ação, realizada dia 16, é feita periodicamente em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Desta vez foram 80 os doadores. Entre eles apenas seis foram inaptos por apresentarem alterações significativas no sangue.
Campanha semelhante ocorre a cada quatro meses no HML. De Jaguariaíva o sangue vai para uma unidade do Hemepar em Ponta Grossa, onde são realizadas análises e classificações. O resultado dos exames, junto com a carteirinha de doador, é enviado ao HMCL para posterior entrega a quem faz a doação. As bolsas de sangue ficam disponíveis para uso das agências transfusionais da região, que as solicitam conforme necessidade. Conforme a direção, a próxima campanha está marcada para 5 de novembro.
Agência local – O HCML conta com uma Agência Transfusional, onde o sangue dos doadores é coletado, centrifugado e armazenado corretamente para o repasse ao centro de hematologia. Na primeira gestão do prefeito Otélio Renato Baroni, a agência foi transferida para um espaço mais amplo e apropriado no hospital, acomodando os equipamentos necessários e dentro das normas. Entre as aquisições está uma geladeira especial, que mantém o sangue na temperatura necessária e caixas térmicas com termômetros digitais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.

Prefeitura e SENAI formam novos profissionais


Ocorreu na noite de sexta (19), no Clube Recreativo Municipal, cerimônia de formatura dos cursos de Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial, do Projeto Jovem Aprendiz, e de Técnico em Automação, do SENAI. Autoridades municipais, professores, familiares e convidados dos formandos participaram.
Na mesa diretiva, representando o SENAI estiveram Alexandre Martinuv Prieto e José Luiz Lino Andreoni.  O diretor administrativo da Braspine, Armando José Giacomet, o supervisor de cadastro e controle da Arauco, o secretário Municipal de Indústria Comércio e Turismo, Pedro Leocádio Delgado, e o secretário municipal de Finanças, Josias Zacharow Pedroso, que representou o prefeito Otélio Renato Baroni, também fizeram parte da mesa de honra.
Foram 14 os formados em Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial. A turma leva o nome da professora Lilian Kelly Fitz. A paraninfa é Marisa Almeida, coordenadora do CRAS Pedrinha e o patrono Sandro José Mattos, da empresa Arauco.  A turma do SENAI tem como patrono o diretor administrativo da BrasPine, Armando José Giacomet. O paraninfo é Sandro Roberto de Mattos e o professor Ademir Schreiner é o homenageado como nome de turma. Durante a cerimônia o secretário Pedro Leocádio Delgado relatou que o curso para os jovens aprendizes é promovido pela Prefeitura Municipal, no Departamento de Ensino Profissionalizante. Informou ainda que a administração municipal apoia a realização de cursos técnicos como os do SENAI, com o objetivo de preparar os jovens para a industrialização do município.
Durante a cerimônia o secretário Pedro Leocádio Delgado relatou que o curso para os jovens aprendizes é promovido pela Prefeitura Municipal, no Departamento de Ensino Profissionalizante. Informou ainda que a administração municipal apoia a realização de cursos técnicos como os do SENAI, com o objetivo de preparar os jovens para a industrialização do município.

Tropeirismo é tema de nova exposição no Museu Conde Francisco Matarazzo


Está em andamento no Museu Histórico Municipal Conde Francisco Matarazzo a nova exposição, denominada “Tropeirismo: Parte da Nossa História”. Composta por dezenas de peças, entre utensílios e indumentária tropeira, a mostra tem o objetivo de atrair a atenção da comunidade para um traço histórico que influenciou no desenvolvimento do município e sua gente.
Entre o material destacam-se um retrato do Coronel Luciano Carneiro Lobo, cedido por uma tataraneta, e uma tela de autoria do artista plástico Osmar Moreira, que reproduz a aquarela “Porto du Javuaiaiva”. O original foi feito pelo renomado pintor francês Jean-Baptiste Debret, que em excursão pelo sul do Brasil em 1827 retratou paisagens locais, entre elas a tela em questão. Além disso, há vários objetos integrantes do acervo do Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha, cedidos para a exposição pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SMICT). 
A mostra é organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, através do Departamento de Cultura. As visitas são gratuitas e ocorrem de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Nos finais de semana e feriados o atendimento é das 13h30 às 16h30. Interessados em visitar o museu acompanhados de monitores devem reservar horário pelo telefone (43) 3535-4226 ou e-mail cultura@jaguariaiva.pr.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Noventa casas rurais serão inauguradas nesta quinta e sexta-feira nos Campos Gerais


Noventa casas rurais serão inauguradas nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), em seis municípios da região dos Campos Gerais. A entrega das chaves para as famílias beneficiadas será feita em eventos que acontecerão ao longo do dia nas cidades atendidas. A construção das moradias é resultado de uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e da Caixa; Governo do Estado, através da Companhia de Habitação do Paraná, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e da Emater; e as administrações municipais.
Nesta quinta-feira, as inaugurações acontecerão em Ortigueira, às 13 horas, onde 17 famílias rurais serão atendidas. Às 14h30, a entrega das chaves será feita para 18 famílias de Telêmaco Borba. Outro município atendido será Reserva, onde a inauguração será realizada às 16h30, com a entrega das chaves de 13 casas.
Na sexta-feira, as inaugurações serão realizadas a partir das 8h30 em Tibagi, que receberá 16 casas rurais; Arapoti, que terá 14 famílias atendidas; e Sengés, onde serão beneficiadas 12 famílias.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Campos Gerais recebem oito viaturas para as polícias Militar, Civil e Científica.

A região dos Campos Gerais recebeu nesta quarta-feira (3) mais oito viaturas que serão usadas pelas polícias Militar, Civil e Científica. A entrega dos veículos foi feita pelo governador Beto Richa, durante solenidade em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, e tem o objetivo de dar maior mobilidade para os profissionais da área da Segurança Pública.
Para o deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, que participou da cerimônia, a entrega das viaturas demonstra a preocupação do Governo do Estado em reduzir os índices de criminalidade no Paraná e garantir a segurança da população.
Das oito viaturas, três foram destinadas ao 1º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, que tem sede em Ponta Grossa. São camionetes Mitsubishi modelo Pajero, zero quilômetro, equipadas com tecnologia necessária para ações policiais. Sengés também receberá uma camionete Volkswagen modelo Amarok.
Ponta Grossa recebeu dois veículos modelo Duster, da Renault, que serão usados pela Polícia Científica. Para o Instituto Médico Legal e para a Polícia Civil do município foram destinados dois veículos modelo Fluence.
As viaturas fazem parte de um pacote de 1.470 veículos que o governo estadual está adquirindo com recursos do Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp) para o reequipamento das polícias.

Participaram da solenidade o prefeito de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson, o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Danilo Cesto, e o chefe do Instituto de Criminalística de Ponta Grossa, Edson da Silva Napoleão.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Câmpus do Instituto Federal do Paraná em Jaguariaíva já é realidade


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva

Passados dois anos do anúncio oficial, feito pela Presidenta Dilma em Brasília, os trabalhos para a construção da primeira etapa da Unidade do Instituto Federal do Paraná de Jaguariaíva já teve início. Depois dos serviços feitos pelas equipes da prefeitura, no sentido de viabilizar o início da obra, a empresa contratada já trabalha no local.
Com a apresentação do Diretor Geral do Câmpus de Jaguariaíva, professor Fernando Amorim, o processo de implantação do IFPR no município deve ser acelerado. O lançamento da Pedra Fundamental, que marca oficialmente o início da construção do Instituto Federal do Paraná em Jaguariaíva deverá ocorrer no próximo dia 12 de julho, contando com a presença de várias autoridades municipais e federais.
Paralelamente às obras, o Diretor Geral do IFPR de Jaguariaíva, que passará a residir no município, trabalhará em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte no sentido de escolha dos cursos a serem ofertados, ouvindo a comunidade local e regional e os secretários de educação dos municípios que se beneficiarão da instalação do Câmpus em Jaguariaíva.
A vinda do Instituto para Jaguariaíva, num investimento inicial de R$ 15 milhões, moverá positivamente a economia local, seja na aquisição de materiais de construção, alimentação e moradia, entre outros, alavancando a economia não apenas do município, mas também da região.
Quando construído e em funcionamento, os benefícios serão de suma importância, ofertando a oportunidade de estudo e qualificação, gratuita e de qualidade, não apenas para Jaguariaíva como para os municípios vizinhos, oportunizando chances reais de conhecimento e capacitação na vida pessoal e profissional de cada um.
Uma das maiores conquistas da população, que a partir de um trabalho sério, silencioso e persistente do Chefe do Executivo, colocou Jaguariaíva, definitivamente, na história do país, deixando a instalação do IFPR como o mais importante legado às gerações futuras.
E se a matéria ainda suscitava dúvidas ou descrédito, aí está a realidade posta: Jaguariaíva tem uma Unidade do Instituto Federal do Paraná, e que deverá ter início ainda antes de sua construção concluída.

Satisfeito com tudo que tem visto em Jaguariaíva, o Diretor Geral do IFPR de Jaguariaíva, professor Amorim, visitou obras, visitou escolas, o cine teatro e também as instalações do Polo UAB, onde deverão acontecer as primeiras aulas, ainda em 2013. A idéia, segundo Amorim, é que já em agosto de 2013 tenha início o primeiro curso à distância pelo Instituto Federal em nosso município, utilizando as dependências do Polo UAB de Jaguariaíva.