terça-feira, 2 de junho de 2015

Jaguariaíva tem destaque na área de educação

Dos 19 municípios que fazem parte dos Campos Gerais, Jaguariaíva é destaque no ODM 2 (Objetivo de Desenvolvimento do Milênio), que  visa garantir que todos os jovens, de 15 a 17 anos, terminem o Ensino Fundamental. Dentro deste objetivo, a cidade obteve 75,22% da meta, enquanto que 12 municípios atingiram entre 50% e 75% e seis tiveram menos de 50% da meta atingida.s indicadores relacionados ao cumprimento da meta do ODM 2 levam em conta o percentual de crianças de seis a 14 anos que frequentam a escola, percentual de jovens de 15 a 17 anos que concluíram o ensino fundamental, distorção idade-série nos ensinos fundamental e médio e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos ensinos Fundamental e Médio.
Os ODM’s, entre eles o ODM 2,  foram definidos em 2002 pela ONU, quando líderes de 191 países assinaram um pacto para eliminar a fome e a extrema miséria até o final deste ano. No Paraná o Sesi monitora e incentiva a obtenção dos objetivos desse acordo.
Ensino municipal - Espaço físico adequado, uniforme completo e gratuito, material completo de estudo, kit de higiene bucal, transporte, merenda escolar certificada pelo MEC  são algumas das boas práticas em educação apresentadas em Jaguariaíva, visando não só a permanência das crianças  da rede pública municipal na escola como também o ensino de qualidade.
Na merenda escolar o cardápio semanal é preparado com acompanhamento de nutricionista. As merendeiras passam por constantes cursos de capacitação e participam de concurso onde são reveladas novas receitas.
Os professores passam por capacitações e as crianças das séries iniciais passam por avaliações diagnósticas próprias da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) para avaliação do domínio dos conteúdos.
Além do tempo em sala de aula, os alunos têm o que fazer no horário livre. A prefeitura construiu várias quadras poliesportivas e reformou ginásios para oferecimento contínuo de aulas de futsal masculino e feminino, voleibol, pré-vôlei, ginástica rítmica, futebol, capoeira, alongamento, tênis de mesa e xadrez. Profissionais habilitados e contratados por concurso público dão as aulas.
Em todas as escolas há computadores, inclusive na zona rural. Na área urbana, com o Núcleo Tecnológico Municipal, Telecentro e Proinfo, estudantes e comunidade têm acesso à internet e assessoria de profissionais da área, que dão aulas de informática de graça. As escolas contam com lousa digital e projeto que alia educação e informática. Há também bibliotecas estruturadas com inúmeros livros, disponíveis também na zona rural.
Conforme o prefeito José Sloboda, obter um alto índice de ODM 2 é um orgulho, contudo ainda existe muito trabalho pela frente. Ele relata que os bons resultados demonstram a seriedade do ensino local, administrado na rede municipal pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), que desenvolve através de sua equipe um trabalho bem planejado e com muito esforço em prol da educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário