sexta-feira, 12 de setembro de 2014

AÇÕES E ESTRATÉGIAS FOCADAS NA SAÚDE DO HOMEM - DE 7 A 13 DE SETEMBRO

No dia 13 de setembro será realizado o “DIA DO H”, dia voltado para a saúde do Homem, realizado na UBS Dr. Hélio Araújo de Masi. As ações terão início às 08:00 e se encerrarão às 17:00. Neste dia serão realizados atendimento médico, vacinação, testes rápidos, controle de dados vitais, teste de HGT, exames odontológicos para detecção de câncer bucal e atendimento odontológico.
No decorrer da semana, as UBS's realizarão atendimento preferencial aos homens, disponibilizando consultas médicas e odontológicas para demanda espontânea. Além disso, serão realizadas aferições de pressão arterial, medição de glicemia capilar, avaliação antropométrica, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite), solicitação de exames de PSA, vacinação e exames para detecção de câncer bucal.
A atividade se propõe a despertar na população masculina a necessidade de adotar cuidados preventivos com a saúde de forma periódica. Os homens revelam maior dificuldade em realizar medidas preventivas e buscar por assistência em saúde em razão de sua auto percepção de necessidade de cuidados. Desta forma, a falta de cuidado do homem com a sua saúde o coloca diante de uma expectativa de vida menor. Dados do DATASUS apontam que para cada oito consultas ginecológicas no SUS acontecem apenas uma urológica.
Baseado nisso é que se justifica a implementação de um conjunto de ações que mobilize a população masculina pela busca à saúde, fortalecendo ações e serviços para os cuidados com a saúde do Homem.
As ações tiveram início com o desfile de 7 de Setembro, sendo proposto como tema principal a Saúde do Homem: HOMEM, AGORA É A SUA VEZ! A SUA SAÚDE PRECISA DE CUIDADO.
No desfile de 7 de Setembro a Secretaria Municipal de Saúde abordou os temas ligados aos principais problemas de saúde que acometem a população masculina, tais como: Hipertensão arterial; diferentes tipos de câncer, como o da proposta e de pulmão; doenças sexualmente transmissíveis; doenças cardiovasculares; tuberculose e diabetes. Nesse contexto foram propostas ações e estratégias para intervenção desses problemas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário