Os serviços de restauro do prédio histórico da Casa da Cultura Dr. João Batista da Cruz continuam. Num investimento de R$ 541.803,30, a obra tem seguido todas as orientações técnicas do projeto e dos órgãos competentes, uma vez que o prédio, datado de 1918, é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.Localizada em amplo terreno de esquina na Cidade Alta de Jaguariaíva, o edifício da Casa da Cultura possui dois pavimentos, com planta quadrada, fachadas moduladas por pilastras, tendo na fachada principal a inscrição da data de sua construção. De acordo com o projeto inicial de restauro, o pavimento térreo contará com hall de entrada, sala de reuniões, de exposições, administrativa, três banheiros, sendo um com acessibilidade, copa e recepção. No pavimento superior, duas salas, biblioteca e área de circulação. No projeto, também, instalações elétrica e hidráulica e pintura interna e externa na cor original.
Hoje, com tapumes colocados e operários trabalhando no restauro para a recuperação da Casa da Cultura, quem passar pela em frente daquela histórica construção terá a certeza de que em breve será devolvido àquele importante e imponente prédio o respeito e o destaque que ele merece.
A empresa responsável pela obra de restauração é a L. Fujita de Almeida Construção Civil Ltda. Os recursos para a obra são do Ministério da Cultura, com contrapartida municipal.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva
Nenhum comentário:
Postar um comentário