Ao dirigir-se ao público o prefeito José Sloboda falou da satisfação de um administrador público ao inaugurar uma instituição de ensino. Faliu que a obra é especial entre as outras, porque trará conhecimento às pessoas, que poderão assim melhorar não só sua vida, mas a de sua família e comunidade. Destacou o comprometimento do prefeito Baroni, que doou o terreno de mais de 75 mil m², em local privilegiado, planejou, firmou parcerias e mobilizou a região para efetivação desse projeto.
Na continuidade do trabalho empreendido por Baroni, o prefeito Sloboda viabilizou o fechamento com cerca metálica do terreno e, antes disso, ofereceu espaço para início dos primeiros cursos. Finalizando seu pronunciamento ele desejou sucesso aos servidores e direção da instituição e registrou a vontade de continuar a apoiar a instituição.
“Comprometemos-nos a continuar a trabalhar para que tudo seja feito sempre da melhor forma possível, em benefício de nossa população”, disse o prefeito. Valorizando o egajamento da administração municipal, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPR, Ezequiel Burkarter, falou do impacto positivo que a instituição deve ter na sociedade, ao promover a difusão de conhecimento e ter as portas abertas para manifestações culturais e o desenvolvimento de lideranças. “O IFPR une os sonhos com oportunidades”, analisou. Desejou ainda que outros filhos de Jaguariaíva obtenham sucesso e destaque, assim como o capitão Pivovar, também homenageado.
Um sonho realizado. Foi assim foi resumido o momento por mais de uma autoridade a se pronunciar. A diretora Aline falou de seu orgulho em fazer parte do IFPR e agradeceu àqueles que lutaram pela instalação de uma instituição que prima pela educação tecnológica de excelência e, sobretudo, de inclusão social. “Hoje 80% as vagas do IFPR são destinadas a inclusão. Temos em nossos bancos alunos que são filhos de operários, pessoas que não tiveram muitas oportunidades de estudos, entre outros”, informou.
Ao dirigir-se ao público, a secretária Alcione Lemos disse que o foram muitas as etapas vencidas até conseguir que Jaguariaíva fosse contemplada com o câmpus. “Hoje é um dia memorável, dia que um sonho se torna realidade”, disse ela, comemorando a meta atingida como cidadã e participante de um pleito em prol da ampliação da oportunidade de ensino profissional de qualidade para os jovens.
Conforme a secretária Alcione, a inauguração do IFPR é mais uma prova de que Jaguariaíva tem passado, de forma contínua, por um processo de revolução na educação pública. Finalizando, ela parafraseou o prefeito Baroni. “A conquista de uma instituição de ensino deste porte é algo que vai ficar para sempre na história de nosso município e na vida pessoal e profissional de nossos jovens. O IFPR é, sem dúvida, o maior legado deixado à nossa população, que merece sempre o melhor”, disse.
Câmpus Jaguariaíva - Referência em educação profissional, tecnológica e científica, o Instituto Federal do Paraná é uma instituição pública federal de ensino reconhecida pelo compromisso com a educação e a transformação social.
Atualmente está em andamento o curso Técnico de Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, com 44 alunos. Também serão realizadas capacitações, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e ainda ofertados formação técnica a distância (E-tec Brasil). São 20 os servidores, sendo 11 os professores. A diretora-geral do câmpus é a professora Aline Renee Benigno dos Santos.
Seu câmpus localiza-se num terreno de 75.740,00 m², às margens da rodovia PR-151, Km 23. e a área construída de 2.727 m². Esta unidade possui uma biblioteca com 650 m² e o projeto construtivo do bloco possui uma preocupação com a sustentabilidade, pelo reuso da água pluvial e disposição das janelas para ventilação cruzada. Há um pátio coberto para integração dos usuários e ainda acessibilidade universal. O prédio é equipado com plataforma elevatória e instalações sanitárias para pessoas com deficiência. Ao todo o Campus de Jaguariaíva contará com quatro blocos, sendo um bloco administrativo, um bloco didático, um de laboratórios e o ginásio de esportes, num investimento que se aproximados R$15 milhões. O investimento inicial na obra foi de aproximadamente R$ 3 milhões.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva
Nenhum comentário:
Postar um comentário