quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vereadores arapotienses conhecem unidade veterinária de Jaguariaíva.

Uma comissão de vereadores de Arapoti viajou até Jaguariaíva, na segunda-feira (23), para conhecer a recém-inaugurada Unidade Médico-Veterinária Vitória Axt - a única da região que atende de graça à população carente. A comissão quis conhecer a 'funcionalidade' da unidade e o sitema implantado no controle de cães e gatos.
A comissão formada pelos vereadores Ademir Aparecido Moreira (PV); Jan Roelot Pot (PSDB), o Potinho; Lorival Aparecido Modesto de Oliveira (PPS), o Buíka e Marino Carlos de Gouveia (PP). Os vereadores foram recebidos pela Secretária Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Bárbara Paola de Mattos Nanni Rinaldi, e por André Ricardo, médico veterinário responsável pela unidade.
Segundo Bárbara "Hoje, Jaguariaíva tem entre 900 e mil animais soltos pelas ruas, que trazem problemas como zoonoses, ataques e acidentes", explicou Bárbara, durante a inanuguração da unidade ocorrida no último dia 05.
"O objetivo é diminuir em em pregressão aritmética, e em médio prazo, a quantidade destes animais nas ruas do município", explica Ricardo. Recolhemos os cães da rua, fazemos a castração e, em algumas horas, soltamos o animal. Quem quizer também pode trazer seu cão e fazer um cadastro que comprove baixa renda. É uma maneira de reduzir o número de cães de rua com baixo custo.
Para Ademir Moreira, presidente da comissão de Saúde da Câmara, a visita foi sugerida com o intuito de conhecer melhor este sistema e apresentar um projeto semelhante ao Executivo. "A castração deverá ser feita em conjunto com campanhas de conscientização de guarda responsável de cães e gatos", explica.
Durante a sessão realizada na última segunda-feira (23), Ademir, Potinho, Buíka e Marino apresentaram uma indicação ao Executivo para que seja instalada em Arapoti uma unidade médico-veterinária nos mesmos moldes que a de Jaguariaíva. Eles mostraram aos demais vereadores e ao público fotografias da unidade que demonstram uma estrutura simples e eficiente.

Fonte: Jornal Página um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário