segunda-feira, 12 de maio de 2014

Jaguariaíva é contemplada com recursos do PAC 2 Saneamento para municípios com até 50 mil habitantes

O município de Jaguariaíva foi um dos 635 municípios contemplados com recursos provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento de Saneamento. O PAC 2 Saneamento consiste em verbas para o sistema de esgotamento sanitário, no valor de R$ 3.831.256,04.
 A solenidade de assinaturas de contratos com as prefeituras ocorreu na manhã do dia 6 de maio, no Palácio do Planalto, contando com a participação dos mais de 600 prefeitos dos municípios contemplados. Presente à solenidade, o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, acompanhado do secretário municipal de Governo, Cícero Vieira Torres Neto, que trouxeram mais esta conquista para a população jaguariaivense.
Esta é a terceira etapa de ações de saneamento do PAC 2 para municípios com até 50 mil habitantes, fortalecendo ainda mais a parceria entre o governo federal e os pequenos municípios brasileiros. O anúncio dos recursos ocorreu durante a cerimônia, em Brasília, que contou com a presença da Presidente Dilma Rousseff, do Ministro da Saúde, Artur Chioro e dos Chefes do Executivo dos  municípios contemplados com a verba.
Segundo o Presidente da Funasa, Antonio Henrique de Carvalho Pires, a Funasa é responsável pelo recebimento, análise e acompanhamento dos projetos, mas as obras são executadas pelos gestores locais. Cabe aos municípios, então, a realização do processo de licitação, execução e fiscalização das obras.
Já o Prefeito José Sloboda reafirma a importância das parcerias com o governo federal, destacando que em Jaguariaíva os recursos serão investidos na impermeabilização das lagoas de tratamento do município, que consiste nos serviços preliminares, administração da obra, movimento de terra, drenos de gases 100mm e geomembrana PEAD 2mm para a impermeabilização das sete lagoas, numa área de aproximadamente 11 hectares.  Além disso, a ampliação da rede coletora de esgoto já existente, com o objetivo de realizar 1.824 ligações domiciliares. Parte integrante do projeto, também, a execução de rede coletora de esgoto sanitário em novos loteamentos que já estão em execução no município.
Hoje o esgotamento sanitário em Jaguariaíva atende 89% da população. A implantação do sistema visa aumentar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto e minimizar os impactos causados ao meio ambiente.
O Plano de Trabalho da Funasa, com cronograma de execução e plano de aplicação dos recursos prevê o início das obras em 2014 e término em 2016.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário