segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Lousas digitais já estão disponíveis nas escolas municipais de Jaguariaíva.

Os alunos da rede municipal de ensino, incluindo os da zona urbana e rural, contam com infraestrutura adequada e modernos métodos de ensino, aliados a professores capacitados para trabalhar com as novas tecnologias aplicadas à educação. Exemplo disso é o projeto ABC Digital, inserido neste ano para alunos do Ensino Fundamental, do Infantil ao 5ª ano. Entre seus recursos estão a lousa digital e projetor multimídia.
Com a lousa digital os professores podem revisar e complementar o conteúdo trabalhado em sala de aula, de forma instigante e inovadora. Elas ficam nos laboratórios de informática das escolas para ensino de temas do currículo escolar, aprimorados à era digital.
Equipamento e programa compreendem, ainda, atividades adaptadas para a Educação Especial, que podem ser utilizadas pelas escolas que atendem este público. Segundo professores que trabalham com a lousa digital e softwares do ABC Digital, a receptividade e atenção dos alunos têm superado as expectativas durante as aulas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Famílias jaguariaivenses recebem chaves da casa própria

Famílias jaguariaivenses beneficiadas com moradias no Conjunto Habitacional Professor Antônio Machado Filho, no Jardim Matarazzo, receberam as chaves de suas casas nesta quarta-feira (8). Beneficiários, autoridades locais e da região, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e familiares do professor Machado compareceram.O prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, e o secretário estadual da Habitação e presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, presidiram a cerimônia.
Ao parabenizar as famílias e falar de sua satisfação como gestor público pelo momento, o prefeito José Sloboda comemorou também o desenvolvimento da infraestrutura do município. “Depois de muitos anos o município de Jaguariaíva voltou a receber investimentos na área habitacional. Temos uma grande demanda, mas acredito que daqui pra frente, com a parceria do Governo Federal e do Governo do Estado, vamos ampliar a realização do sonho da casa própria para cada vez mais famílias”, disse Sloboda.
Entre as 51 moradias entregues, 20 têm 35 m2; 21 possuem 40 m2 e 10 medem 47m2. Todas têm um banheiro, área de serviço, mais sala, copa e cozinha conjugadas. As duas primeiras têm dois quartos e a maior tem três dormitórios. Os projetos arquitetônicos, conforme Chaowiche, dão possibilidade de ampliação futura pela família, projeto que pode ser feito sob orientação da Cohapar.  O secretário destacou ainda a importância das parcerias para viabilização das casas. "Aqui vemos que a união de esforços é a melhor maneira de atendermos as famílias paranaenses. Graças às parcerias, cada dia mais famílias realizam o sonho da casa própria", afirmou.
As casas entregues começaram a ser construídas no final de 2012, através de subsídio dos governos municipal, estadual e federal. A contrapartida do município foi a doação do terreno e o arruamento. O gerente regional da Caixa, Júlio Guginski, presente no evento, informou que os novos proprietários tiveram cadastro aprovado para crédito da CEF, agente financeiro do projeto, e a partir de agora, pagarão parcelas mensais de financiamento com valores bem abaixo de mercado. Maira Bonfim de Oliveira, uma das beneficiadas, elogia a iniciativa e conta que, além de pagar menos do que o valor de um aluguel pela casa, estará investindo no que é seu.
Mais moradias - A administração municipal continua com o trabalho para atender mais famílias jaguariaivenses com moradia própria e digna, com expectativa para liberação de projeto para mais de mil novas unidades nos loteamentos implantados pela prefeitura. Além disso, estão em andamento projetos de construções de moradias na zona rural do município e 50 casas populares no Portal do Cerrado estão em fase final de construção. Existe ainda mobilização em prol da regularização fundiária. Mais informações podem ser obtidas no Departamento Municipal de Habitação, localizado na Estação Ferroviária Agente Durvalino de Azevedo, situada na Praça Getúlio Vargas, 60, centro de Jaguariaíva.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

AÇÕES E ESTRATÉGIAS FOCADAS NA SAÚDE DO HOMEM - DE 7 A 13 DE SETEMBRO

No dia 13 de setembro será realizado o “DIA DO H”, dia voltado para a saúde do Homem, realizado na UBS Dr. Hélio Araújo de Masi. As ações terão início às 08:00 e se encerrarão às 17:00. Neste dia serão realizados atendimento médico, vacinação, testes rápidos, controle de dados vitais, teste de HGT, exames odontológicos para detecção de câncer bucal e atendimento odontológico.
No decorrer da semana, as UBS's realizarão atendimento preferencial aos homens, disponibilizando consultas médicas e odontológicas para demanda espontânea. Além disso, serão realizadas aferições de pressão arterial, medição de glicemia capilar, avaliação antropométrica, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite), solicitação de exames de PSA, vacinação e exames para detecção de câncer bucal.
A atividade se propõe a despertar na população masculina a necessidade de adotar cuidados preventivos com a saúde de forma periódica. Os homens revelam maior dificuldade em realizar medidas preventivas e buscar por assistência em saúde em razão de sua auto percepção de necessidade de cuidados. Desta forma, a falta de cuidado do homem com a sua saúde o coloca diante de uma expectativa de vida menor. Dados do DATASUS apontam que para cada oito consultas ginecológicas no SUS acontecem apenas uma urológica.
Baseado nisso é que se justifica a implementação de um conjunto de ações que mobilize a população masculina pela busca à saúde, fortalecendo ações e serviços para os cuidados com a saúde do Homem.
As ações tiveram início com o desfile de 7 de Setembro, sendo proposto como tema principal a Saúde do Homem: HOMEM, AGORA É A SUA VEZ! A SUA SAÚDE PRECISA DE CUIDADO.
No desfile de 7 de Setembro a Secretaria Municipal de Saúde abordou os temas ligados aos principais problemas de saúde que acometem a população masculina, tais como: Hipertensão arterial; diferentes tipos de câncer, como o da proposta e de pulmão; doenças sexualmente transmissíveis; doenças cardiovasculares; tuberculose e diabetes. Nesse contexto foram propostas ações e estratégias para intervenção desses problemas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.
 

Festival em comemoração aos 191 anos de Jaguariaíva começa nesta sexta.

Jaguariaíva e região estão em contagem regressiva para o início da terceira edição do Festival Cultural. O evento, que comemora os 191 anos do município e promove o resgate histórico e cultural jaguariaivense, começa dia 12 e se estende até segunda-feira, dia 15, data do aniversário da cidade. O tema neste ano é “Tropeirismo, Ferrovia e Indústrias Matarazzo – Partes de Nossa História”.
A estrutura está sendo montada no pátio da Estação Agente Durvalino de Azevedo (antiga Estação Ferroviária). Na abertura haverá uma tropeada noturna, saindo do Parque Dr. Ruy Cunha (Bosque do Tropeiro), na entrada da cidade, da qual podem participar integrantes de grupos tropeiros e tradicionalistas de várias cidades. Os participantes conduzirão a “Chama Tropeira” até o recinto de festa, onde o prefeito José Sloboda presidirá a cerimônia de abertura, prevista para 21 h, e o tradicional “Fogo de Chão”, que lembra a raiz tropeira do município, será acesa. Antes disso, às 19h, no saguão de entrada da Estação Cidadã, ocorrerá o Lançamento do Selo Comemorativo do Festival Cultural.
Ainda na abertura do festival o público ouvirá a sirene que tocava na antiga indústria Matarazzo local, que pertenceu ao Conde Francesco Matarazzo. Esta será uma pequena amostra do que terá pela frente. Através do evento, o público interessado em conhecer mais sobre as Indústrias Reunidas Matarazzo e a saga do imigrante italiano, que de mascate tornou-se empresário e o homem mais rico do país no início do século XX. Da mesma forma serão mostrados objetos e equipamentos do tempo em que o trem funcionava em Jaguariaíva e do período do tropeirismo. Os núcleos onde serão feitas as amostras, com monitores treinados para orientação, abrem no dia 12, após cerimônia oficial de abertura e às 14h entre os dias 13 e 15.
Instituições filantrópicas e artesãos terão espaço para mostrar o que fazem durante a Feira de Artesanato. Comidas típicas e lanches poderão ser encontrados nos espaços temáticos, como o tropeiro e italiano, e na Praça de Alimentação.  A organização do evento programou ainda uma missa de ação de graças pelos 191 anos de Jaguariaíva, a partir das 16h do dia 15, no recinto do evento.
Os esportes radicais, que podem ser praticados ao ar livre também fazem parte da programação. Sábado, às 10h, haverá treinos livres da 5ª Etapa do Paranaense de Downhill (Pista do Vico, na Cidade Alta, saída para Arapoti) e no domingo, dia 14, às 13h, ocorre a largada da prova. A premiação está prevista para às 16h e, a partir das 8h, ocorrerão os treinos livres. Informações sobre a competição podem ser obtidas pelos telefones (43) 9665-8470 e (43) 9627-9123 ou ainda pelo site www.copaparabadh.com.br.
Ainda no domingo, às 9h, será a largada do II Trilhão de Jaguariaíva. As inscrições para o trilhão serão feitas antes da largada, a partir das 7h, no QG do festival, junto à Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo. Às 12h30 os trilheiros participarão de um almoço tropeiro no recinto do festival.
Música
Em todas as noites haverá shows musicais no palco principal e em outros pontos do evento. Dia 12 a dupla “João Neto e Frederico” se apresenta, a partir das 23h30. Antes haverá apresentação da banda “Fonte Luminosa”. No sábado, dia 13, a partir das 15h, haverá o show com “Os Peraltas”, com música e personagens infantis que prometem encantar crianças e pais. Ainda para as crianças e até para os jovens, no festival haverá parque de diversões.
Ainda no sábado, a partir das 23h, o show é com o grupo “Falamansa”, logo após apresentação da “Banda OZ”. Domingo, dia 14, a dupla Milionário e José Rico canta a partir das 23h, após apresentação da “Banda Metrô”. Dia 15, encerramento do festival, a partir das 20h, é a vez da “Banda Rosa de Sarom”. Após, perto das 22h30, a Banda “Brasil 2000” se apresenta, em seguida do show pirotécnico.  De sábado, 13, até dia 15, haverá apresentações culturais durante o dia e início da noite no “Centro Cultural”, um dos espaços do festival voltado à divulgação de talentos de Jaguariaíva e região.
A organização do festival é da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), com o apoio das demais secretarias. Com área acessível inclusive para portadores de necessidades especiais, a programação gratuita e diversificada, tem o objetivo de atender diferentes públicos e faixas etárias nos quatro dias de festividade e resgate cultural.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Prazo para Refis foi prorrogado


Prefeitura de Jaguariaíva, através do decreto 349/2014, prorrogou até 31 de dezembro deste ano o prazo para adesão ao Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (Refis). Com ele, pessoas físicas ou empresas em atraso podem regularizar seus débitos com o município, tendo abatimento em juros e multas.
Conforme o programa, os débitos ocorridos até o final de 2013 passam por atualização monetária e são incorporados os acréscimos previstos na legislação vigente, até a data de opção. Os débitos podem ser liquidados em até 34 parcelas mensais e sucessivas. Sobre o valor parcelado incidem juros de 1% ao mês.
São renegociáveis mesmo os débitos que já tenham sido parcelados anteriormente e os contribuintes com débitos em ação fiscal também podem se beneficiar com o programa. Interessados em regularizar sua situação fiscal ou de sua empresa devem formalizar a adesão no Departamento de Tributação da Prefeitura de Jaguariaíva. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3535-9400.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Pesquisadora das Indústrias Reunidas Matarazzo ministra palestra em Jaguariaíva

Na última sexta (15), pós-doutora em História da Arte, Angela Brandão ministrou palestra para jovens aprendizes que prestarão serviço voluntário no “III Festival Cultural – Tropeirismo, Ferrovia e Matarazzo – Partes de Nossa História”, que ocorrerá entre 12 e 15 de setembro, incluindo shows com artistas de renome nacional e programação cultural.  O treinamento ocorreu no Cine Teatro Valéria Luercy, com a presença do prefeito José Sloboda e da secretária de Educação, Cultura e Esportes Alcione Lemos.A historiadora Angela Brandão é a autora do livro Memórias: Frigorífico das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo em Jaguariaíva, produzido há 14 anos, numa parceria entre a iniciativa pública e privada. Na obra ela traçou um perfil da história do prédio do frigorífico, abrindo o leque da narrativa para o conhecimento sobre a industrialização brasileira e paranaense no final do século XIX e início do século XX.
A secretária de Alcione informou que a especialista foi trazida para dar suporte à pesquisa sobre as indústrias Matarazzo em Jaguariaíva entre os jovens aprendizes que atuarão como voluntários nas exposições históricas e recepção de turistas durante o Festival Cultural. Sloboda, na oportunidade, enalteceu o trabalho de vanguarda da historiadora e destacou que as ruinas pertencentes à família Matarazzo foram transformadas em espaços públicos que servem para preservação da história do município e bom uso pela população.
Durante a palestra a pesquisadora expôs como foi resgatar a história através do relato de antigos trabalhadores da indústria e moradores da cidade. Ela disse que o prédio exerceu fascínio na população e despertou orgulho pela construção imponente para a época. Segundo Angela, ainda há vários aspectos que podem ser pesquisados sobre a história do município, ligados à instalação das Indústrias Matarazzo, tal como os sabores produzidos, a marcenaria, o tipo de arquitetura, as recordações sonoras e elementos simbólicos.
“Há um patrimônio que precisa ser preservado sob o ponto de vista da edificação, mas também há elementos imateriais que precisam ser preservados, que são as recordações simbólicas, como os elementos sonoros, visuais e olfativos trazidos pela Indústria Matarazzo”, observou. A historiadora enalteceu a restauração do prédio feito pela prefeitura, bem como a utilização do mesmo. “Estamos em um lugar vivo, este é um edifício que ‘respira’, que tem movimentação de pessoas. Que destino diferente vocês conseguiram construir aqui”, disse. Ainda como preparação para o Festival Cultural os jovens aprendizes farão uma viagem à Antonina, no litoral do Paraná, no próximo dia 21, para conhecer o antigo porto particular do Complexo Matarazzo e o prédio da família onde funcionaram moinhos de trigo, sal, açúcar e erva-mate.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Começam os preparativos para Semana da Pátria

Como de costume, fazendo parte do calendário oficial do município, já estão em fase de organização os preparativos para as comemorações da Semana da Pátria em Jaguariaíva, com destaque para seus dois pontos altos: A Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria e o grande Desfile Cívico Temático de Sete de Setembro.Ambas atividades são promovidas por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e envolvem uma grande participação, seja através da sociedade civil organizada, seja por meio da participação popular. 
No dia 1º de setembro ocorre a Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico, da Capela São José Operário, no Jardim Samambaia até o bairro Primavera, retornando à Praça Getúlio Vargas, onde estará a concentração para a solenidade de acendimento da Pira da Pátria. 
De 1º a 7, todos os dias, em frente da Estação Cidadã, alunos das escolas municipais, urbanas e rurais, Cemei’s, escolas estaduais e particulares, junto às demais autoridades e população em geral, participam de solenidade de hasteamento e arriamento das bandeiras e cântico dos hinos.
No dia 7 de setembro, acontece o grande Desfile Cívico Temático com a participação maciça das escolas, empresas, comércio e demais entidades e instituições civis e militares, inclusive com a presença de bandas locais e de fora, reunindo, rotineiramente, cerca de 15 mil pessoas na Avenida Antonio Cunha e demais ruas centrais.
Fonte: assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.

domingo, 27 de julho de 2014

Obras de pavimentação avançam em Jaguariaíva



O Governo Municipal prossegue com as obras de pavimentação das ruas do município. Na Vila André, as ruas Guilherme Hertel e Luiza Maria Delgado Alves estão em fase de conclusão. No bairro Pedrinha, onde várias ruas serão pavimentadas, os recursos já estão liberados e a preparação dos trechos já começou.
Nas duas ruas com pavimentação em andamento na Vila André mais de R$306 mil reais estão sendo investidos. A área trabalhada, com poliedro irregular, é de 3.792,14 metros quadrados na Rua Luiza Maria Delgado Alves. Também estão sendo feitos nesta via 930 metros de meio-fio e 1.395 metros quadrados de passeio. Já na Guilherme Hertel o trecho trabalhado é de 510,36 metros quadrados em poliedro irregular; 183 metros de meio-fio e 274,50 metros quadrados de passeio. Bocas-de-lobo também estão sendo instaladas nessas duas ruas.
As ruas Ari Martinski, Santina Leal de Andrade, Deisy Washington, Jamil Abrão, José Adelviro Lemes, Nossa Senhora de Fátima e Albertina Faustino Xavier são as próximas a serem pavimentadas no Pedrinha.  Na obra serão aplicados mais de R$ 620 mil.
Para a região da Vila André a prefeitura entregou em janeiro a pavimentação das ruas Ipê e Claro Jansson (Jardim Taquaral). Neste mês foi entregue a pavimentação das ruas Francisco Beltrão e Canguru, obra de quase R$1 milhão no bairro Primavera. Para este mesmo bairro está prevista para breve a pavimentação da Rua São João da Cruz, onde fica a Escola Municipal Prefeito Aristides Soares.
Com o objetivo de melhorar o tráfego, principalmente dos alunos e pessoas que utilizam o transporte urbano, a prefeitura realiza operações tapa-buraco. Várias ruas onde passam os ônibus do transporte escolar e são linha da circular foram consertadas, entre elas a Pato Branco, Ayrton Senna, Jaburu e Avenida Sertaneja.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva

Agência Fomento Paraná está em funcionamento

A agência da Fomento Paraná em Jaguariaíva está formalizada e em pleno funcionamento. Neste mês, representantes do município reuniram-se com a gerência da instituição financeira estadual em Curitiba. O objetivo foi entregar a documentação de formalização do convênio com a prefeitura.
De Jaguariaíva esteve na reunião o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Jaguariaíva, Pedro Leocádio Delgado, e o agente de crédito do município, Luciano Cesário Pereira. Com os gerentes de Mercado e de Relações Institucionais da instituição eles também discutiram as formas para acelerar a oferta de linhas de crédito para apoiar empreendedores jaguariaivenses e da região.
Com a implantação de uma agência da Fomento Paraná o Governo Municipal visa apoiar empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio ou ampliar suas atividades. Existem linhas de crédito com juros menores que o do mercado e com isenção de taxas para micro, pequeno e médio porte da indústria, comércio e serviços.
Os recursos da Fomento Paraná podem ser usados, por exemplo, para investimento fixo, compra de máquinas, equipamentos, reformas e ampliações e parte em capital de giro associado ao investimento. O crédito é liberado diretamente na conta corrente do financiado, no banco de sua preferência ou por ordem de pagamento.
Outro tipo de financiamento existente é o voltado a taxistas, para financiarem a aquisição de veículos novos para a prestação de serviços de táxi, conversão do veículo ao uso de gás natural veicular (GNV) ou ainda para adaptar o automóvel para transporte de passageiros com dificuldade de mobilidade. A agência da Fomento Paraná funciona em uma sala da Associação Comercial e Industrial de Jaguariaíva (Aciaja), situada na Rua Waldemar Pereira Loyola, S/N, centro. Mais informações podem ser obtidas no local. O telefone para contato é o (43) 3535-2400.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

AMCG Cultura irá retomar Mostra Itinerante de Artes Plásticas

Em 2014 deve acontecer a 4ª edição da Mostra Itinerante de Artes Plásticas dos Campos Gerais. A retomada do projeto foi definida durante reunião do setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e 2ª Regional de Cultura do Paraná realizada na última terça-feira em Piraí do Sul. Para dar início nas ações municipais, no próximo encontro dos gestores, o diretor do Departamento de Cultura de Ponta Grossa, Cirilo Barbisan, irá levar uma profissional para ensinar os secretários e diretores a embalar as obras de arte sem que o deslocamento as danifique. A próxima reunião está agendada para o dia 8 de julho em Jaguariaíva.
A Mostra Itinerante dos Campos Gerais já ocorreu em 2007, 2009 e 2010. Para Cirilo a retomada do projeto é muito importante, pois proporciona uma programação constante de exposições de artes plásticas nas cidades da região, preferencialmente naquelas que têm poucas oportunidades de receber ou realizar eventos desta natureza. Além disso, estimula a produção de artistas e intercâmbio entre eles.
“Os artistas plásticos e visuais dos Campos Gerais têm se destacado em diversos eventos, divulgando a nossa região. A cada ano surgem novos e talentosos artistas que vêm somar aos já consagrados. Por outro lado o mercado da região é bastante restrito, oferecendo pouca oportunidade de comercialização. Para mostrar ao público toda essa produção e alavancar o mercado de artes visuais na região, se faz necessária a realização desta mostra itinerante”, justifica o diretor.
Cada município poderá selecionar dez obras de seus artistas. A Mostra Itinerante ocorrerá nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.
Listagem
Para a próxima reunião no município de Jaguariaíva, os gestores de cultura irão levar também uma listagem de seus artistas locais. “Ficou definido um coordenador geral, e mais três assistentes, um para cada setor: escritores, músicos e artes cênicas”, conta a assessora de turismo, esportes e cultura da AMCG, Danielle Teixeira. “Os gestores sentem a necessidade de saber quais os artistas da região, para que possam promover um intercâmbio”, completa, lembrando que a região conta com vários eventos que necessitam de diferentes atrativos.
Fonte: http://www.amcg.com.br/

Jaguariaíva é contemplada com nova ambulância

O prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, e membros da equipe de Governo estiveram em evento solene no Palácio Iguaçu, em Curitiba, nesta quarta-feira, 25, para recebimento de uma nova ambulância para ampliação da frota da saúde municipal.
Além de Jaguariaíva, outros 124 municípios paranaenses receberam suas ambulâncias. O veículo, repassado pelo Governo do Estado, é do modelo Renault Master, tem equipamentos básicos para remoção adequada de pacientes e ficará a disposição do Hospital Carolina Lupion. Ainda neste ano, com recursos próprios municipais, a administração municipal entregou ao hospital uma Van para transporte de pacientes em tratamento em outras cidades e uma ambulância zero quilômetro. O investimento foi de mais de R$260 mil.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Jaguariaíva é contemplada com recursos do PAC 2 Saneamento para municípios com até 50 mil habitantes

O município de Jaguariaíva foi um dos 635 municípios contemplados com recursos provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento de Saneamento. O PAC 2 Saneamento consiste em verbas para o sistema de esgotamento sanitário, no valor de R$ 3.831.256,04.
 A solenidade de assinaturas de contratos com as prefeituras ocorreu na manhã do dia 6 de maio, no Palácio do Planalto, contando com a participação dos mais de 600 prefeitos dos municípios contemplados. Presente à solenidade, o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, acompanhado do secretário municipal de Governo, Cícero Vieira Torres Neto, que trouxeram mais esta conquista para a população jaguariaivense.
Esta é a terceira etapa de ações de saneamento do PAC 2 para municípios com até 50 mil habitantes, fortalecendo ainda mais a parceria entre o governo federal e os pequenos municípios brasileiros. O anúncio dos recursos ocorreu durante a cerimônia, em Brasília, que contou com a presença da Presidente Dilma Rousseff, do Ministro da Saúde, Artur Chioro e dos Chefes do Executivo dos  municípios contemplados com a verba.
Segundo o Presidente da Funasa, Antonio Henrique de Carvalho Pires, a Funasa é responsável pelo recebimento, análise e acompanhamento dos projetos, mas as obras são executadas pelos gestores locais. Cabe aos municípios, então, a realização do processo de licitação, execução e fiscalização das obras.
Já o Prefeito José Sloboda reafirma a importância das parcerias com o governo federal, destacando que em Jaguariaíva os recursos serão investidos na impermeabilização das lagoas de tratamento do município, que consiste nos serviços preliminares, administração da obra, movimento de terra, drenos de gases 100mm e geomembrana PEAD 2mm para a impermeabilização das sete lagoas, numa área de aproximadamente 11 hectares.  Além disso, a ampliação da rede coletora de esgoto já existente, com o objetivo de realizar 1.824 ligações domiciliares. Parte integrante do projeto, também, a execução de rede coletora de esgoto sanitário em novos loteamentos que já estão em execução no município.
Hoje o esgotamento sanitário em Jaguariaíva atende 89% da população. A implantação do sistema visa aumentar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto e minimizar os impactos causados ao meio ambiente.
O Plano de Trabalho da Funasa, com cronograma de execução e plano de aplicação dos recursos prevê o início das obras em 2014 e término em 2016.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.

Programa Bom Negócio Paraná capacitou 53 empreendedores em Jaguariaíva

Aconteceu recentemente no Espaço Empreendedor, localizado no Departamento de Ensino Profissionalizante, a entrega dos certificados aos 53 concluintes do curso de capacitação do Programa Bom Negócio Paraná.
O curso ocorreu entre os meses de março e abril, em 5 módulos, e abordou os temas Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão Estratégica.
Durante a cerimônia de entrega dos certificados estiveram presentes o prefeito José Sloboda, secretário de indústria, comércio e turismo, Pedro Leocádio Delgado, a doutora em administração e coordenadora do projeto, Marilisa do Rocio Oliveira, da Universidade estadual de Ponta Grosa (UEPG), entre outras autoridades municipais e representantes do projeto e da UEPG.
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado que tem por objetivo difundir técnicas modernas de gestão, incluindo planejamento, finanças, marketing, vendas, gestão de pessoas e gestão estratégica. Foi trazido para Jaguariaíva através da secretaria de indústria, comércio e turismo (SMICT), com o objetivo de incentivar a geração de emprego e atualizar informações entre os que já são empreendedores.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Prefeitura lança semana especial do Refis

Prefeitura de Jaguariaíva realiza até o dia 9 de maio a semana especial do Refis (Programa de Recuperação de Créditos Fiscais). Neste período, o contribuinte em atraso poderá regularizar débitos com o município com abatimento de juros, multas e custas processuais.
Após 9 de maio o Refis segue até 28 de agosto, porém sem o desconto nos honorários e custas processuais. Mais informações podem ser obtidas noDepartamento de Tributação da prefeitura ou pelo telefone 3535-9400.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Município assina Convênio com Programa Pró Transporte.


Ocorreu na tarde de hoje (24/04) no Departamento de Capacitação Profissional a Assinatura de Convênio do Programa Pró Transporte do Governo Federal no valor de quase 7 milhões de reais, contemplando Jaguariaíva com  a pavimentação de diversas ruas em bairros da cidade.
De acordo com o projeto inicial receberão pavimentação asfáltica - CBUQ as ruas do Bairro Matarazzo II, da Vila Edith e da Rua Gerônimo Porfírio de Matos (Rua que da acesso ao novo cemitério municipal).
Depois de revisto o projeto inicial serão pavimentados aproximadamente 5.800 metros quadrados de vias, feitos passeios com acessibilidade, drenagem, rede de água pluvial e sinalização.
Presentes ao ato de assinatura do Convênio o Prefeito de Jaguariaíva José Sloboda, Secretários Municipais, Vereadores e representantes da Caixa Econômica Federal.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Governo Municipal adquire nova ambulância

Prefeitura Municipal adquiriu neste mês uma ambulância zero quilômetro.
veículo destina-se ao transporte adequado de pacientes, principalmente com quadros graves, que são encaminhados do Hospital Carolina Lupion para outros serviços de maior complexidade em hospitais de referência da região. O veículo, no valor de R$108 mil, foi adquirido com recursos próprios do município.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Prefeitura lança programa que facilita renegociação de débitos municipais.

Foi sancionada no dia 7 de março pelo prefeito José Sloboda a lei 2476/2014. Deautoria do Poder Executivo, o documento estabelece o Programa de Recuperaçãode Créditos Fiscais (Refis). Com ele, o contribuinte em atraso poderá regularizar seus débitos com o município, tendo como incentivo, por exemplo, abatimento em juros e multas para pagamento a vista.
A renegociação abrange tanto pessoas físicas como empresas.
Conforme o programa, os débitos ocorridos até o final de 2013 serão atualizados monetariamente e incorporados os acréscimos previstos na legislação vigente, até a data de opção, podendo ser liquidados em até 34 parcelas mensais e sucessivas. Sobre o valor parcelado, incidirá juros de 1% ao mês, ou seja, menores que os normalmente praticados. Nenhuma parcela, contudo, poderá ser inferior a R$100 para pessoas jurídicas e de R$30 para pessoas físicas.
Mesmo os débitos que já tenham sido objeto de parcelamento anterior podem ser incluídos no Refis. Com o pagamento das custas judiciais, os contribuintes com débitos em ação fiscal também poderão se beneficiar com o programa.
Os interessados em regularizar sua situação fiscal ou de sua empresa devem formalizar a adesão ao Refis no departamento de Tributação da prefeitura até 28 de agosto. Os recursos arrecadados com o programa devem ser empregados em obras de manutenção e melhoria da infraestrutura e serviços municipais em prol da população. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3535-9400.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.

Jaguariaíva, Guamiranga e Imbaú recebem 1 milhão e 221 mil reais.

Prefeitos dos municípios estiveram nesta quinta-feira (20), no gabinete do deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, onde assinaram os convênios da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU).
“Estou empenhado em buscar recursos e soluções que atendam à população dos municípios da região e auxiliem os projetos dos prefeitos”, disse Plauto.
O prefeito de Imbaú, Cassemiro Pinto Martins (PDT), assinou convênio que garante 500 mil reais ao município, que será utilizado para a compra de uma escavadeira hidráulica com o intuito de reforçar o parque de máquinas.
A prefeita de Guamiranga, Telma Fenker (PSDB), assinou convênio que garante 221 mil reais e será utilizado para adquirir um caminhão coletor de lixo, que realizará a coleta na cidade.
Já o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda (PHS), que assinou o convênio acompanhado do vereador Gilberto Mussi (DEM) e do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Juninho Pemac (DEM), irá utilizar os recursos garantidos na assinatura do convênio para obras de pavimentação no município. Serão 500 mil reais destinados à operação “tapa buracos” e recape das vias urbanas, visando melhorar a mobilidade na cidade.
Fonte: www.plauto.com.br

quarta-feira, 12 de março de 2014

Coleta de recicláveis com carrinho elétrico já começou em Jaguariaíva.

A Prefeitura de Jaguariaíva, através Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente (SAMA), já colocou nas ruas os primeiros carrinhos elétricos para a coleta de lixo reciclável. Eles deixam mais leve o trabalho dos catadores e completam a rotina de recolhimento de materiais feitos pelo caminhão da coleta seletiva nos bairros.
Conforme informações da SAMA, inicialmente dois carrinhos estão nas ruas, para atendimento da região central. A expectativa é que até o final de março cinco carrinhos elétricos sejam inseridos no trabalho. Os catadores que farão a coleta com eles serão treinados e receberão equipamentos de proteção individual para segurança do trabalho.
Além dos carrinhos elétricos, a Prefeitura de Jaguariaíva atualmente investe na construção de uma nova vala séptica no aterro sanitário. Através da SAMA, o município deve distribuir em breve cartilhas de educação ambiental para crianças do Ensino Fundamental.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva.