segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Biografia: Marins Gonçalves Leite



Marins nasceu em Jaguariaíva, na Av. Antonio Cunha, no antigo Bar do Toro, hoje Samir presentes, no dia 14 e novembro de 1934. Filho de Benedito Gonçalves Leite e Assunção Fanha Lagos, que veio da Espanha aos 15 anos.
Foi casado com Maria Elvira e teve 4 filhos: Dolores, Marins Júnior, Vilmar e Carmem. Tem 2 netos e 3 netas.
Aos 17 anos serviu o exército em Castro, no 6º ano. GADO, onde os canhõeseram carregados por burros/mulas.
Marins fez de tudo, em matéria de Rádio. Iniciou na Rádio Jaguariaíva, na década de 50, fazendo também reportagens, comentários, transmissões e até coordenação de rádio-teatro. Uma das atividades em que se destacou foi como empresário. Isso lá pelos idos de 1959 e 1960, quando trouxe a Jaguariaíva artistas de renome nacional e internacional, como Luiz Burdon, famoso por sua harpa e também o cantor Franquito, na época com grande sucesso, os quais se apresentavam no Cine Avenida. Junto também com o grande locutor Luiz Borba apresentavam um programa de calouros e variedades no antigo Clube Matarazzo, com grande repercussão em toda a região. Posteriormente, Marins fez esse tipo de programa no Cine Jussara, situado na Cidade Alta.
Ao lado do amigo Luiz, fizeram grandes transmissões esportivas, sendo que neste aspecto Marins foi um discípulo do inesquecível Prof. Renato Mello, profundo conhecedor do assunto. Todas as transmissões da dupla Marins e Luiz Borba sempre tiveram muito sucesso.
Como Locutor também foi responsável por inúmeras reportagens que trouxeram grandes benefícios e informações para a comunidade local, Marins se apresentou em Curitiba, Londrina, Ourinhos, Campo Grande entre outros. Com mais de 50 anos de profissão, tendo prestado serviços por mais de 30 anos à Rádio Jaguariaíva e outros tantos anos e outras emissoras pelo Brasil afora.
Marins teve de eixar a rádio, encerrando a sua carreira, com quase 75 anos e 50 anos dedicados ao rádio, já sentindo saudades dos microfones da emissora que tanto ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário