sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Biografia: Professor Antonio Lopez Fernandez

Nasceu em Barcelona, Espanha, em 17 de novembro de 1929, aos 02 anos emigrou para a Argentina, morando em Buenos Aires até os 06 anos, quando veio para o Brasil, vindo a residir na cidade de Itapeva-SP, onde completou seus estudos primários. Depois estudou no Seminário Pe. Antonio Maria Claret, em Rio Claro SP.
O secundário estudou no Internato do Colégio Paranaense, dos Irmãos Maristas, em Curitiba. Como o pai tinha postos de gasolina e e caminhões, abandonou por um ano os estudos e foi ser caminhoneiro, na rota São Paulo - Curitiba. Depois voltou aos estudos, sem a mesada do pai, tendo de trabalhar para manter-se e estudar, morando em repúblicas.
Seu primeiro emprego foi de encanador no Departamento de Água e Esgoto de Curitiba e à noite estudava o 2º grau no Colégio Pathernon. Depois foi ser motorista de ônibus na linha Cristo Rei, Vicente Machado até o Clube Juventus. Mais tarde conseguiu um emprego na Imprensa Oficial do Estado e passou a morar numa pensão, concluído o 2º grau, foi aprovado no vestibular da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná.
Concluiu o Curso de educação Física e iniciou a carreira de Professor no Instituto Marcelino Champanhat (Depois Faculdades Tuiuti), dos Irmãos Maristas e, em 1956, veio para Jaguariaíva para atuar no Magistério Estadual, mesmo aprovado em 1º lugar no estado optou por continuar em Jaguariaíva.
Foi professor de Educação Física no Colégio Estadual Rodrigues Alves, na Escola Normal Paula Gomes, tendo sido Diretor do C.E.R.A. e ispetor Regional de Ensino.
No C.E.R.A., implantou os esportes de salão, levando o Colégio a destacar-se a nível Estadual. Criou grupos de danças folclórica e ajudou a criar e manter por anos o Grupo de Teatro do C.E.R.A.
Em parceria com o Diretor, Professor Renato Ferreira de Melo, sem auxílio do governo, construíram a quadra de Esportes e a oficina de artes industriais, além de criar o Cinema do CERA e o conjunto musical do colégio, na época da jovem guarda.
Criou e regeu, durante 20 anos, a famosa Fanfarra do CERA, depois Fanfarra Estudantil de Jaguariaíva, que chegou a conseguir o 4º lugar em concurso nacional, na cidade de São Paulo, com incentivo do então prefeito Albano Ferreira de Barros.
Foi vereador na época em que o cargo não era remunerado.
Na primeira gestão do prefeito Ademar Ferreira de Barros, exerceu o cargo de Diretor do Departamento Municipal de Urbanismo. Durante 14 anos foi presidente da APAE, com trabalho voluntário, levando a instituição a ser reconhecida como uma das mais bem aparelhadas do Paraná, chegando a cerca de 1000 m2 de área construída, aquisição de veículos para o transporte de alunos, contratação de equipe de professores e profissionais especializados, equipamentos dos mais modernos e inúmeros benefícios. Em 2002 a APAE de Jaguariaíva foi classificada em 2º lugar no Paraná. Dentre as 2000 APAEs do Brasil, foi classificada em 91º lugar.
Em 2008, recebeu do Governo do Estado do Paraná em ato Solene no Palácio das Araucárias, a Comenda no grau de Cavaleiro da "Ordem do Pinheiro" por serviços relevantes prestados à Educação do Paraná. Recebeu o Título de Cidadão Honorário do Município de Jaguariaíva, no dia 15 de setembro de 2009, em Sessão Solene da Câmara Municipal, que foi concedido pela Lei Municipal nº 1324 de 1996, sancionada pelo Prefeito José da Silva Reis, cujo projeto foi de iniciativa do vereador José Marcos Pessa Filho. Professor Lopez e professora Rosa Simão tem 5 filhos, 7 netos e 1 bisneto. ambos estão hoje aposentados e gozam de grande reputação e reconhecimento pelos serviços prestados como professores e cidadãos. Antonio lopez Fernandez dedicou 45 anos de sua vida à Educação e à Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário