quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

União para ajuda de vítimas das enchentes.


A desempregada Chirlei Silva, moradora de Sengés, perdeu móveis, alimentos e roupas na enchente do Rio Jaguaricatu na noite de sexta-feira. A água subiu até o teto de sua residência. O morador Claudinei Werneck levou a bebê Ariele e a esposa Meliane para o abrigo instalado no salão da igreja matriz de Sengés enquanto espera “ajuda do prefeito” para recomeçar a vida. Para ajudar essas e tantas outras pessoas afetadas pela chuva, principalmente no Norte Pioneiro, campanhas de donativos estão sendo organizadas.
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) lança hoje a campanha “Os Campos Gerais por Sengés”. Segundo a diretora administrativa da Associação, Danielle Oliveira, cada cidade da região irá receber os donativos e avisar a AMCG, que organizará a entrega. O Paraná Clube também vai receber donativos neste fim de semana. A direção do clube quer aproveitar a presença de cerca de 8 mil pessoas no clássico com o Atlético, no domingo à tarde, na Vila Capanema, para promover a campanha “SOS Norte Pioneiro”.
O prefeito de Sengés, Walter Juliano Doria (PMDB), afirma que a população está precisando de roupas de cama, cobertores e vestimentas. “A água já está sendo restabelecida”, afirma o prefeito, que decretou situação de emergência. “Ainda não calculamos os prejuízos porque ainda estamos mais preocupados em ajudar os desabrigados”, explica. A cidade ainda tem 100 desabrigados (em alojamentos públicos) e 300 desalojados (em casas de parentes).
A entrega dos donativos a Sengés será agilizada após a construção de desvios temporários. A concessionária Rodonorte prevê que, se não chover, até sexta-feira os desvios do quilômetro 8 da rodovia PR-239 (acesso a Itararé-SP) e do quilômetro 182 da PR-151 (acesso a Jagua­riaíva) estarão prontos. Por enquanto, para chegar à cidade é preciso usar uma estrada de terra em condições precárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário