quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DEU INÍCIO A VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

A última etapa de vacinação contra a febre aftosa na região dos Campos Gerais começou ontem e deve imunizar 630 mil animais. De acordo com Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a vacinação vai do dia 1º a 30 de novembro, em todo rebanho de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. O período de registro da vacinação na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) vai do dia 1º a 15 de novembro. Quem não vacinar e não comprovar a vacina poderá ser multado em R$ 96,09 por cabeça.
O médico veterinário do Adapar, Tales Amaral Perufo explica que produtor deve procurar uma agropecuária, comprar a vacina e preencher o formulário, atualizando o seu cadastro e ficar com uma cópia do mesmo, anexando ainda a nota fiscal junto ao documento. “Através do formulário podemos saber quantos animais efetivamente foram vacinados”, explica o veterinário.
Segundo Perufo, o objetivo da Vacinação é tornar o Paraná uma área livre de febre aftosa sem vacinação. “A febre aftosa é a primeira barreira junto a Organização Mundial do Comércio. Através de Auditorias realizadas pela Organização Mundial de Epizotias, do Ministério de Agricultura e do Adapar, pretendemos chegar a esse estágio”, almeja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário