quinta-feira, 30 de abril de 2015

Município se mobiliza contra mosquito transmissor da dengue

Os casos de dengue têm crescido nos últimos meses em várias cidades do Brasil, inclusive vitimando pessoas. Para prevenir que os cidadãos adoeçam e combater o mosquito transmissor, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através de seus agentes de endemias, realizou um trabalho especial neste mês, aliado a todos os esforços que são feitos rotineiramente contra dengue e outras endemias.Em conjunto, as Vigilâncias Municipal e Estadual, a equipe executou ações corretivas em diversos pontos estratégicos do município, onde foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Segundo informações da Semus, devido a ocorrência de casos autóctones da doença, ou seja, de pessoas que se infectaram dentro do Município, a Coordenação de Endemias da 3ª Regional de Saúde reforçou a equipe municipal para acompanhar as atividades.
Na ocasião foram visitados alguns estabelecimentos, como borracharias, ferros velhos e oficinas, onde foram encontradas e coletadas larvas do mosquito. Esses estabelecimentos tiveram o prazo de 24 horas para eliminar os focos de acúmulo de água e estão sendo monitorados constantemente.
Para reduzir o risco da dengue, cada cidadão deve fazer a sua parte e cuidar de sua residência ou propriedade, é o que vêm orientando os agentes de endemias. É preciso verificar periodicamente calhas, caixas d’água, vasos de plantas e outros locais onde possa haver acúmulo de água. O jardim ou quintal deve ser mantido livre de entulhos, latas, pneus e objetos em desuso. “A dengue é um problema de todos!”, alerta a Semus.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva

Nenhum comentário:

Postar um comentário